terça-feira, 27 de março de 2012

DIFERENÇAS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA – Parte II



Baseado no capítulo 1 do Suwen sob a autoria de Bing Wang (Dinastia Tang)


         Segundo o Suwen, as mulheres são regidas pelo ciclo lunar e sofrem grandes mudanças no seu organismo e no psiquismo a cada 7 anos. Os homens são regidos pelo ciclo solar e as mudanças no seu desenvolvimento ocorrem a cada 8 anos. De acordo com esse modelo podemos compreender porque as meninas tem um desenvolvimento mais rápido comparado aos meninos da mesma idade.
         Quanto ao homem, sua energia renal se torna próspera com a idade de 8 anos. Por essa época, seu cabelo se desenvolve e seus dentes permanentes surgem.
         Sua energia renal se torna próspera por volta dos 16 anos, ele se acha cheio de energia vital e é fértil. Se ele mantiver relações sexuais com uma mulher, pode gerar um bebê.
         Com a idade de 24 anos, sua energia renal está bem desenvolvida para atingir o status de um adulto. Por essa época suas extremidades estão fortes, seus últimos dentes já cresceram e toda a dentição está completamente desenvolvida.
         Por volta dos 32 anos, seu corpo já terá desenvolvido sua melhor condição, e suas extremidades e músculos estão bem desenvolvidos.
         Aos 40, sua energia vital vai gradualmente mudando de próspera para declinante. Como resultado, seus cabelos começam a cair e os dentes a deteriorar.
         Com a idade de 48 anos, sua energia renal declina ainda mais. Já que a energia dos rins é a fonte da energia Yang, a energia Yang do corpo todo começa a declinar. Como resultado, sua compleição começa a definhar e seu cabelo embranquece.
         Após a idade de 56 anos, a energia do fígado declina após o surgimento da deficiência da energia renal (a Água deixa de nutrir adequadamente à Madeira no sistema dos 5 movimentos). Como o fígado determina a condição dos tendões, a deficiência dos rins irá causar má nutrição dos tendões que irão ficar rígidos e irão falhar em atuar adequadamente.
         Após a idade de 64 anos, sua essência está exausta assim como sua energia vital. Não tendo mais o aporte da energia renal, e os rins são os órgãos que regem a condição dos ossos, a debilidade dessa energia causa o enfraquecimento dos tendões e ossos. Portanto nesse estágio, sua condição física atinge o maior declínio, seus dentes caem e cada parte de seu corpo se torna decrépita.
         Conhecer os ciclos e reconhecer as mudanças nos torna mais leves ante a vida e seus processos irreversíveis, que fazem parte da natureza humana. Atualmente com o desenvolvimento científico o homem aspira modificar o seu meio e a si próprio, tentando manipular forçadamente sua natureza, saúde, e seu ambiente. Nada contra a corrente... A sabedoria reside em adaptar-se e seguir o curso natural, compreendendo que para cada idade existe uma meta, um objetivo, suas alegrias, experiências e também restrições e dificuldades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário