domingo, 15 de maio de 2011

A Cefaléia Sob a Ótica da MTC

A cefaléia, manifestação comum nos dias atuais vem atingindo um
número crescente da população. As manifestações são variadas e
também numerosas as suas causas. Mas o que fazer quando os exames
não apontam alterações significativas para um diagnóstico mais preciso?
A maioria das pessoas que padecem com as cefaléias ou enxaquecas normalmente desejam o alívio dos sintomas, mas não compreendem ou não são devidamente esclarecidos a respeito das causas que geram a sua dor de cabeça em particular, com isso poderiam não apenas conseguir um alívio temporário através de um tratamento sintomático medicamentoso, mas uma modificação dos fatores geradores, impedindo dessa maneira a reincidência das dores de cabeça. Sob a ótica da Medicina Tradicinal Chinesa as dores de cabeça são devidas a um excesso de energia e sangue em determinada região, ou uma deficiência, uma estagnação de sangue (traumatismos), ou uma estagnação de fatores patogênicos exógenos que nada mais são do que fatores climáticos que venceram a capacidade do organismo prejudicando seu equilíbrio relativo (homeostase).
Não descartando possibilidades mais graves como tumores, processos expansivos, entre outros que podem ser detectados por exames de imagem e outras formas diagnósticas da medicina ocidental, a medicina chinesa propõe um tratamento muito seletivo ao tipo específico de dor de cabeça de um indivíduo.
Geralmente as dores crônicas, de característica mais branda, que melhoram ao pressionar a região, ocorrem devido à deficiência de energia e sangue nessa área. As dores que pioram ao pressionar a área, que possuem características agudas, fortes, em pontadas, devem-se a um excesso de energia e sangue ou uma invasão de fatores patogênicos.
        As dores que envolvem sensação de peso, que atrapalham inclusive
o raciocínio, deixando a pessoa mais lenta, são normalmente devidas a
presença de umidade na região, lentificando e obstruindo a circulação
de energia e sangue, sendo muito comum sentirmos essa particular dor
de cabeça quando o clima fica carregado para chover, e como nossos
dias andam bem chuvosos, é de se esperar que muitas pessoas estejam
sentindo cefaléia com essas características. Outra característica de umidade obstruindo a circulação é a presença de inchaço nas pálpebras e na face, esses sinais são normalmente acompanhados de digestão lenta e sensação de estar com ventre estufado.
A Medicina Tradicional Chinesa busca a causa da doença não apenas no local de manifestação, na grande maioria dos casos a causa reside longe do local de manifestação, e tem como fatores desencadeantes uma associação de fatores que são latentes no organismo de uma pessoa (orgânicos, dietéticos e emocionais), e também analisa a reação que surge da associação destes fatores latentes com as mudanças climáticas (frio, umidade, calor, vento.), gerando manifestações em regiões distintas, e com uma qualidade particular de dor.
Muitas pessoas necessitam apenas de uma mudança nos hábitos ou uma proteção adequada à exposição climática para que não padeçam mais com esse mal.  Alguns necessitariam apenas não ficar próximos ao ar condicionado, ou mesmo regulá-lo em uma temperatura que não tivesse
muita diferença da temperatura ambiente. Outros deveriam evitar alimentos que geram fatores latentes e desenvolvem dessa maneira dores crônicas, devido a causas endógenas.
Cada caso é tratado de forma diferenciada, e isso é justamente o que permite o sucesso e uma melhora satisfatória na qualidade de vida.


Locais de atendimento:

Rolante/RS: (51) 3547-1300.
Santo Antônio da Patrulha/RS: (51) 3662-5047.
Taquara/RS: (51) 8477-1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário